Cadastro de Produtos, usuario, transportador
MANUAL NFE
Esse manual tem como objetivo explicar o funcionando do sistema de nfe.
Primeira tela que aparece é a tela de login, tela essa que é necessário a inserção primeiramente do CPF/CNPJ do cliente para que o sistema possa lhe identificar, em seguida o usuário e senha.
Assim que logar no sistema a primeira tela que aparece é um resumo financeiro de entradas e saídas, isso é importante pois o mesmo é composto por gráficos bem bacanas, uma ótima opção para quem gosta de gerenciamento rápido e fácil.
Primeiro menu que vamos estudar é o de cadastros, onde temos várias ferramentas onde podemos abordar e verificar o quão é de estrema importância.
Nessa primeira tela temos o cadastro de clientes, ele é bem dinâmico onde primeiramente aparece a listagem, onde podemos gerenciar os clientes já existentes, excluir, adicionar novos e editar os que já estão cadastrados.
O cadastro é bem simples e pode ser simplificado ainda mais caso tenha em mãos o cep do cliente, pois o sistema busca as informações dos correios, dessa forma pode ser economizado bastante tempo e sabemos que tempo é dinheiro. Veja a listagem abaixo:
Cadastro
Agora teremos o cadastro de transportadores, ele segue os mesmos campos do cadastro de clientes e possui as mesmas funcionalidades descritas acima, portanto não precisa ser novamente repassado.
Listagem
Cadastro
Agora temos também o cadastro de fornecedores que segue o mesmo padrão dos citados acima.
Listagem
Cadastro
Agora vamos falar do cadastro de produtos, que é um dos mais importantes cadastros do sistema, quando se clica no menu de produtos a primeira tela que aparece é uma listagem com as principais informações que consistem no cadastro de cada um dos seus produtos cadastrados.
Próxima parte é o cadastro do produto mesmo, e vamos separar ele em duas partes, a primeira parte é os dados principais do produto e depois as tributações dos mesmos.
Nos dados principais temos que preencher com os seguintes dados:
- Código
- É um código qualquer para o produto, é interessante usar um código para depois achar com mais facilidade alguma coisa por ventura
- Código Forn.
- É o código do produto perante o fornecedor do mesmo
- Descrição
- Descrição do produto
- EAN
- Código de barras do produto, seguindo o padrão EAn
- Un
- Unidade de medida e venda do produto
- Valor Un
- Valor unitário do produto
- NCM
- Código do mercusul do produto, dentro do sistema existe uma tabela com todos os códigos possíveis
- CEST
- Segue o mesmo padrão do NCM porem com outros códigos, o sistema também tem uma tabela dentro
- CFOP
- Conhecido como natureza da operação
Próximo passo é as tributações, que consistem com ICMS, IPI, PIS, COFINS.
È importe verificar com o seu contador sobre o preenchimento desses dados
Forte Abraço